Cidadania Ambiental

O acúmulo de serviço na Promotoria e as pesquisas do doutorado têm me impedido de postar mais frequentemente. Porém outro dia vi uma pesquisa cujos resultados me chamaram bastante a atenção e sobre os quais não posso deixar de comentar.

Trata-se de uma pesquisa desenvolvida pela Secretaria de Articulação Institucional do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Instituto Synovate e o Walmart Brasil denominada “Sustentabilidade Aqui e Agora”. Nela foram ouvidas entre os dias 27 de setembro e 13 de outubro de 2010 1.100 pessoas em onze capitais, em padrões de amostragem semelhantes ao perfil populacional de cada Município e teve como objetivo identificar os comportamentos, atitudes e opiniões do brasileiro em relação ao tema meio ambiente. As conclusões do estudo são, de certa forma, surpreendentes e, ao mesmo tempo, esclarecedoras do quanto ainda temos que caminhar em prol de uma adequada cidadania ambiental.

Um exemplo: 60% dos indivíduos ouvidos manifestaram concordância com a promulgação de leis banindo as sacolas plásticas dos estabelecimentos comerciais, porém perguntados se utilizam as referidas sacolas para carregarem suas compras, 90% responderam que sim. Ou seja: apesar de grande parte da população se mostrar a favor da proibição da utilização de tais sacolas plásticas, somente deixará de usá-las quando houver uma lei impedindo sua disponibilização, o que demonstra um grande abismo entre a intenção e o gesto.

Para quem quiser consultar a pesquisa na íntegra, ela está à disposição aqui.

Share
Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>